3ª Viagem [Dia 06]


3ª Viagem 
Argentina / Chile / Uruguai
Janeiro de 2010

Dia 06 - [Rosário/Argentina - Alta Gracia/Argentina -
 Córdoba/Argentina - Mina Clavero/Argentina]


Acordamos e sem tomar café da manhã seguimos para conhecer Rosário, pois o tempo seria curto, poucas horas apenas. Rosário não tem muitos atrativos turísticos, por isso em poucas horas pudemos conhecer quase tudo.


Monumento à Bandeira - Rosário
Nossa primeira parada foi no Parque Nacional à Bandeira, onde está o ponto turístico mais conhecido de Rosário, o Monumento à Bandeira, que é um enorme monumento em forma de nave e foi construído em homenagem a criação da bandeira Argentina em 1872. Esse monumento se encontra próximo a margem do Rio Paraná. Lá também pudemos encontrar a "Chama votiva ao soldado desconhecido", que nunca se apaga,com a finalidade de recordar com todos os homens que morreram lutando pela Argentina. Evite horário de sol forte, pois o local fica ao ar livre. Recomendamos a visita no fim da tarde.



Palácio dos Leões. 


Muito próximo ao Monumento à Bandeira está localizado o Palácio dos Leões, nossa próxima parada, seguimos caminhando até lá. Trata-se do Paço Municipal do Município de Rosário, sede do Executivo. O Edifício está localizado em frente a Praça 25 de Maio e tem estilo neo-renascentista, e leva esse nome devido a dois leões que possui na frente da escadaria central, essas escadas são cópias daqueles encontrados na escadaria na Igreja de San Lorenzo, em Génova, Itália. Tiramos algumas fotos do lado de fora do prédio e seguimos.






Coluna da Liberdade
Praça 25 de Maio



Atravessamos a rua, e ainda no Centro Cívico, nos dirigimos a Praça 25 de Maio, que tem esse nome devido a data da Revolução de Maio, que levou a criação do primeiro governo argentino. No centro da praça existe uma coluna monumental dedicado à liberdade nacional (Coluna da Liberdade. Tiramos algumas fotos no local e continuamos pelo centro cívico de Rosário.








A casa onde o Guerrilheiro Ernestro Che Guevara nasceu está situada nos arredores da Praça 25 de Maio, no centro cívico de Rosário.




Arquidiocese de Rosário


Ainda nos arredores da Praça 25 de Maio, pudemos observar a Arquidiocese de Rosário, onde também tiramos algumas fotos e seguimos para o carro que ficou estacionamo no Monumento à Bandeira, para que pudéssemos dar continuidade ao City Tour por Rosário.








Estádio Gigante de Arroyito


Pegamos o carro e nos dirigimos até o Estádio de Futebol do Rosário Central, Dr. Lisandro de la Torre, mais conhecido como Gigante de Arroyito, com capacidade para 41.654 pessoas. Diferentemente da Bomboneira, não oferece visita guiado, porém pagamos 60 pesos para um segurança do local que nos levou até alguns pontos do estádio, não conhecemos vestiários ou salas de entrevistas, apenas alguns setores de arquibancada, o que para mim foi suficiente.








Estátua de Che Guevara


Saindo do Gigante de Arroyito, nos dirigimos a famosa Estatua de Che Guevara, outro atrativo turístico bastante visitado em Rosário. A estátua foi feita em homenagem ao 80º aniversário do nascimento de Che, em Rosário e foi assinada pelo artista plástico Andrés Zerneri. Tiramos algumas fotografias no local e seguimos para almoçar, na verdade acabamos almoçando num pequeno shopping center na saída para Córdoba.







Era por vola de 13:00 horas quando deixamos a cidade de Rosário com destino a cidade de Alta Gracia, distantes 400Km, chegamos em Alta Gracia no estado de Córdoba, 4 horas depois, por volta das 17:00. A estrada é bem tranquila, duplicada até bem próximo de Alta Gracia.



Museu Casa Ernestro Che Guevara


Nossa primeira parada em Alta Gracia foi no Museu Casa Ernestro Che Guevara (La Casa del Che), um museu localizado na casa onde Che Guevara morou durante sua infância. É um museu bem conservado, e com bastante visitantes, o destaque fica por conta de uma réplica perfeita da moto La Poderosa, na qual Che percorreu a América do Sul quando ainda era estudante de medicina. Vale a pena conhecer o local.






Estância Jesuítica


Após conhecer o Museu Casa Ernestro Che Guevara, nos dirigimos a outro atrativo turístico da cidade de Alta Gracia, a Estância Jesuítica. Trata-se de um Patrimônio da Humanidade, e hoje abriga um enorme museu. Não chegamos a adentrar na Estância, pois já estava perto de anoitecer e tínhamos que chegar até a cidade de Córdoba.





A cidade de Córdoba é bem próxima a Alta Gracia, cerca de 25 minutos. Chegamos em córdoba ainda antes de anoitecer, porém não achamos nada de interessante como atrativo turístico para ser conhecido por lá. Então Jantamos, e seguimos.


Nossa primeira parada em Córdoba foi na Praça San Martin, (Plaza San Martin), local agradável para passear, com diversos comércios e uma feira de artesanato. Passeamos um pouco e seguimos para conhecer pelo menos algum ponto turístico de Córdoba antes de deixar a cidade.


Catedral de Córdoba


Nos arredores da Plaza San Martin, avistamos a Catedral de Córdoba, e como estava de noite, pudemos apreciar uma bela iluminação da Catedral, uma das mais belas da Argentina.






Igreja La Compania de Jesus



A poucos metro da Catedral de Córdoba e da Praça San Martin, visitamos uma outra igreja, não tão imponente como a Catedral, porém com alguma beleza, era a Igreja La Compania de Jesus. Onde tiramos algumas fotos de sua bela iluminação, com alguma pressa pois o local estava um pouco esquisito.





Era hora de procurar algum lugar para dormir, pois ainda não tínhamos reservado qualquer hotel ou alberque e já era tarde, pois no outro dia iríamos viajar cerca de 600 km até a cidade de Mendoza.

Tentamos alguns lugares, porém sem vagas, e como ainda estávamos um pouco dispostos, combinamos de andar parte destes 600 Km, naquele momento, e tentaríamos dormir numa cidade qualquer no meio do caminho. Péssima ideia, a estrada é horrível, com muitas curvas acentuadas, numa descida de serra. Ainda andamos cerca de 150 km e paramos na cidade de Mina Clavero, onde achamos um hotel barato para passar a noite, pois já eram quase 2 horas da manhã.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário