2ª Viagem
RJ / RS / SC / PR / MG
Outubro de 2009
Dia 10 - [Curitiba/PR - Belo Horizonte/MG - Nova Lima/MG - Ouro Preto/MG - Mariana/MG]
Acordamos bem cedo, abastecemos o carro alugado e devolvemos o mesmo no aeroporto. Era hora de embarcarmos para o últimos estado da nossa viagem, Minas Gerais.
Chegamos no aerporto de Belo Horizonte bem cedo, aproximadamente às 9:00, nossa primeira parada foi no Complexo da Pampulha. Mais uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer as margens da Lagoa da Pampulha.
![]() |
| Casa do Baile |
Ainda no Complexo, visitamos o Museu de Arte da Pampulha, também conhecido como MAP, Foi construído por Niemeyer para abrigar um cassino, porém funciona como museu desde 1957. O museu possui um enorme acervo de obras.
Logo depois de conhecer o Complexo da Pampulha, estavamos começando a sentir fome, porém achamos melhor conhecer o Estádio Governador Magalhães Pindo, conhecido como Estádio Mineirão antes do almoço, devido sua proximidade da Lagoa da Pampulha, onde estávamos. Como nesse dia haveria jogo durante a noite, nossa entrada não foi permitida, sendo possível apenas registrarmos nossa visita com fotografias do lado de fota do estádio.
Como iriamos dormir em Ouro Preto, achamos melhor almoçar na esstrada, quando lembramos que havia um Hard Rock em Nova Lima (cidade localizada na grande Belo Horizonte), seguimos para lá, almoçamos e nos mandamos para Ouro Preto.
Nossa primeira parada foi na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, conhecida também como Igreja da Sé. Ficamos impressionados com os detalhes preservados do barroco, com obras de Aleijadinho e com o belíssimo teto. Além do Órgão Arp Schniger, único fora da Europa e um dos 30 que restaram no mundo.
Quase que de frente a Igreja do Carmo, visitamos também a Igreja de São Francisco de Assis, é nesta igreja que está sepultado o Mestre Manoel da Costa Ataíde, considerado o maior pintor de arte colonial brasileira. Quem for visitar, preste atenção logo ao entrar na igreja, do lado direito está a campa 96, onde está sepultado o Mestre Ataíde.
Ainda em Mariana, visitamos a construção Casa da Câmara e Cadeia, o local abrigou diversas coisas, tais como: Açougue, Casa de Audiência, Prisões, Capela, Hospital e etc... Foi planejada por José Pereira Arouca, aquele que construiu quase toda a cidade.
Nossa última visita do dia foi a Igreja São Pedro dos Clérigos, uma igreja bastante bonita, porém não pudemos entrar, pois estava fechada.
Após essas visitas na cidade de Mariana, seguimos para Ouro Preto, onde nos hospedamos. Jantamos no centro da cidade, em um dos diversos barzinhos localizados por lá. Dormimos exaustos, porém com a certeza de que conhecemos o máximo de pontos turísticos possível.










Adoro HARD ROCK!!!!!!!
ResponderExcluirAfinal... Esse hard rock eh em nova lima ou em belo horizonte?
ResponderExcluir