2ª Viagem [Dia 01]

2ª Viagem 
RJ / RS / SC / PR / MG
Outubro de 2009

Dia 01 - [Rio de Janeiro/RJ - Petrópolis/RJ] 

Embarcamos do aeroporto de Recife de madrugada com destino ao Rio de Janeiro com conexão em Campinas. Pousamos no aeroporto Santos Dumont por volta das 7:00 horas da manhã. Alugamos um carro ainda no aeroporto e saímos com destino a Petrópolis, pois o check-in no hotel só poderia ser feito de meio dia. Para quem não conhece a Azul Linhas Aéreas, saibam que suas aeronaves são novas e muito mais confortáveis que as aeronaves da Tam ou Gol. O site da empresa é www.voeazul.com.br.

Palácio da Quitandinha

A viagem foi rápida e tranqüila, logo chegamos no destino, na entrada da cidade existe um centro de informações turísticas onde paramos e nos informamos sobre o que havia de interessante na cidade. Com panfletos na mão e muitas informações na cabeça, era hora de conhecer a cidade.


Nossa primeira parada foi no imponente Palácio Quitandinha, que foi construído para ser um hotel cassino. O Palácio Quitandinha ainda é conhecido como o maior e mais legítimo palácio do Brasil e como um dos maiores da América Latina. É charmoso e seus enormes salões impõem respeito e nos fazem viver um pouco da história do Brasil. Os ingressos para o Palácio custam R$6,00 e o mesmo fica aberto para visitação de Terça a Domingo das 9:00 às 17:00.

Em seguida fomos conhecer a famosa Catedral São Pedro de Alcântara, no seu interior existem obras esculpidas em mármore de Carrara, destacando-se a Capela Imperial que está situada à direita na entrada principal da Catedral, em mármore, ônix e bronze onde está o sepulcro com relíquias dos Santos Mártires, São Magno, Santa Aurélia e Santa Thecla. Ainda podem ser vistos pertences e fragmentos de sítios caros a D. Pedro II, como por exemplo, a cruz central, que é de granito preto da Tijuca. A Visitação pode ser feita de Segunda das 8h às 12h, Terça a Domingo das 8h às 12h e das 14h às 18h. Lá conhecemos um guia local que nos ofereceu seus serviços, o preço foi um pouco salgado, mas como o tempo era curto resolvemos aceitar e o mesmo nos guiou por diversos locais, entre os quais alguns merecem destaque;

O Casarão onde Hoje funciona o Hotel Solar do Império, que já serviu de cenário para novelas globais. Lá também tem um restaurante, mas como o tempo era corrido, só tiramos algumas fotos e nos mandamos.

Seguimos para um dos cartões postais da cidade, o famoso relógio de flores. Tiramos algumas fotos e caminhamos até a próxima atração turística.

Casa de Santos Dumont
A Casa de Santos Dumont fica bem em frente ao relógio de flores. O prédio, um chalé do tipo alpino francês, consta de três pavimentos sendo que o primeiro era uma pequena oficina, o segundo servia para sala de estar e jantar e por último o escritório, quarto de dormir. Vale a pena ser visto o mirante que servia de observatório astronômico. Chama a atenção do visitante a escada recortada em forma de raquete, o que obriga o mesmo a sempre começá-la com o pé direito. Não me recordo o preço para a visitação, porém não era caro.

A próxima parada foi na Casa dos Sete Erros que é bem interessante. É uma mansão com duas torres, porém não são idênticas, o que nos permite brincar de adivinhar as sete diferenças existentes entre as torres. Sua visitação é feita apenas pelo lado de fora.

Museu Imperial
Dispensamos o guia e seguimos para conhecer o Museu Imperial, bastante conservado e com um grande acervo é um dos melhores museus do Brasil. É sem dúvida o mais importante ponto turístico da cidade. Na frente do museu se encontram diversas carruagens imperiais que podem ser alugadas.

Depois da visita ao museu já era hora do almoço, seguimos para o centro da cidade onde almoçamos e aproveitamos para comprar roupas na Rua Teresa, bastante coisa à preço baixo. Saímos de Petrópolis aproximadamente às 16:00 horas, com a sensação de ter conhecido praticamente tudo da cidade.

Chegamos no rio antes de anoitecer, fizemos o check-in no Leme Othon Palace Hotel e descansamos um pouco. O Hotel é aconchegante e bem localizado, porém existe uma feira livre bem na frente do mesmo que acaba causando transtorno com o tráfego lento. De noite resolvemos assistir uma ótima peça teatral chamada “A História de Nós Dois”, no Shopping. Jantamos numa lanchonete próxima ao Hotel e fomos dormir.


[Notas de 0 a 10]

[Transporte] Azul Linhas Aéreas / Nota 9
[Ponto Turístico] Palácio da Quitandinha / Nota 9
[Ponto Turístico] Catedral São Pedro de Alcântara / Nota 7
[Ponto Turístico] Hotel Solar do Império / Nota 6
[Ponto Turístico] Relógio de Flores / Nota 6
[Ponto Turístico] Casa de Santos Dumont / Nota 8
[Ponto Turístico] Casa dos 7 Erros / Nota 7
[Ponto Turístico] Museu Imperial / Nota 10
[Compras] Rua Teresa / Nota 8
[Hospedagem] Leme Othon Palace Hotel / Nota 8

3 comentários:

  1. VALE SALIENTAR QUE NESSE MUSEU IMPERIAL TODOS TEM QUE VESTIR PANTUFAS PARA NAO ARRANHAR O PISO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eh um dos museus mais organizados do Brasil

      Excluir
  2. A Rua Tereza eh um shopping a ceu aberto com otimos precos... Adorei fazer compras la.

    ResponderExcluir